Um passo importante para criação é ter referências.
Que fique claro: TER, e não apenas BUSCAR referências.

“Eu consigo copiar desenhos, mas não consigo criar”
– 80% dos iniciantes em desenho

Depois de ver este vídeo do Feng Zhu, entendi a razão da minha dificuldade em criação, é simplesmente o fato da minha “biblioteca visual” ser tão.. fraca.

Neste vídeo, Fenj Zhu dá um exemplo de dois alunos: A e B, sendo A um aluno que cresceu cultivando e aprimorando seu gosto por artes em geral, e B um aluno que gostava de artes e durante a escola focou mais em matemática, física, economia e qualquer outra coisa “importante”, deixando de lado durante anos seus dotes artísticos.

Eu sou B.

Ele conclui que os alunos B não conseguem criar coisas “legais” pois as últimas referências visuais que possui, são de quando ele era criança.

O que define algo “Legal”?

Feng Zhu não tem foco em cartoon, mas segundo ele, algo legal deve possuir os seguintes itens:

  • Understanding
    No caso de personagens, acredito que seja bater o olho e entender a personalidade dele.
  • Function
    Imagine seu personagem andando. Se ele é pra ser um fortão bombado, tente imaginar se o design dele permite que ele se mova  como um fortão bombado andaria.
  • Stored Memory
    Ainda pensando do personagem fortão, como perceber que ele é briguento? R: Cicatrizes, armas, acessórios punks, etc.
    Qualquer tipo de item ou modificação que expresse o passado do personagem, serve como entendimento da história do personagem.
  • Balance and Proportion
    Dependendo do estilo isso não se aplica, mas em geral, o personagem deve ter equilíbrio e proporção. Como disse, Feng Zhu não é voltado para o Cartoon.
  • Solving Problem
    De modo geral, deve se adequar bem ao breefing. O personagem bombadão deve ser cômico (Johny Bravo) ou assustador/violento?
    A ideia não é simplesmente desenhar alguém forte, mas sim, um personagem com personalidade e história.

 

Como resolver o problema da Biblioteca Visual?
Feng Zhu citou alguns itens descritos abaixo:

  • Livros
    • Aventuras
      Ajudam a ter uma maior imersão
    • Forced Visuals
      Livros como Senhor dos Anéis descrevem muito bem os cenários e os personagens, assim ajudar a forçar a imaginação a criar o que foi descrito
    • Story Telling 
      Você a prende com os livros diferentes formas de contar a uma história
  • Natureza
    • Tudo
      Simplesmente tudo que existe na natureza segue um design perfeito, por isso, vários artistas se inspiram na natureza (paisagens, insetos, animais, texturas, etc)
    • Função e Equilíbrio/Balanço
      Existem animais com formas muito diferentes das formas humanas, como girafas e elefantes por exemplo. É uma boa forma de estudo analizar os motivos destes designs funcionarem. Já se perguntou como uma girafa tão disproporcional é um animal 100% funcional? Ou a razão de um elefante ter orelhas tão grandes? Por mais subjetivo que isso possa parecer agora, essas informações ajudam a criar designs/personagens únicos porém funcionais.
    • Formas
      A natureza possui formas incríveis, seja plantas, insetos, animais, relevos, planetas, galáxias, qualquer coisa pode servir de inspiração.
  • Viagens
    • Experiência
      Vivenciar culturas diferentes e conhecer lugares diferentes muda completamente sua visão e compreensão sobre o lugar. Se eu quisesse criar um personagem futurista e tivesse o privilégio de viajar para qualquer lugar, eu iria para o Japão, pois certamente teria uma imersão e visão de futuro tecnológico de no mínimo 40 anos na frente do Brasil. Já se eu quisesse criar algo mais “atrasado” ou “retrô”, iria pra Cuba.
    • Escala
      Todos conhecem o “Cristo Redentor” do Rio de Janeiro e todos sabem que ele é grande. Mas ningém sabe o quão grande ele realmente é, até chegar aos pés dele. Se você fosse responsável pelo design de uma criatura colossal, isso certamente faria uma grande diferença para o seu design.
    • Cheiro e Sons
      Cheiros e sons são como ganchos para a nossa memória. Quando você viaja, muita coisa você esquece, mas se depois da viagem você sente um cheiro parecido, ou uma mesma música que tocou no restaurante X durante a viagem, seu cérebro relembra não só do cheirou ou do som, mas também de imagens e sentimentos. Diferente de você conhecer vários lugares apenas por painéis do Pinterest.
  • Museus
    • Compreensão
      Em museus você sempre encontra além da obra, uma explicação. Isso ajuda a compreender várias escolhas do artista para a obra ou razões da importância da peça exposta, etc.
    • Escala
      Algumas coisas você só encontra em museus, como aviões da 2ª Guerra, submarinos antigos, etc. Outras, você simplesmente não vê no seu dia-a-dia. Nem todo mundo já chegou perto de um helicóptero, então visitar um museu é uma boa alternativa para compreender a escala real, ou ter noção da grandiosidade das coisas.
    • Viagem no tempo
      É um museu, então provavelmente você verá de perto coisas que existiam quando você não era nascido, coisas que já nem devem mais existir.
  • Games/Filmes
    • Tecnologia
      Todo ano no mínimo um jogo é destaque de tecnologia, portanto vale prestar atenção em que a tecnologia está avançando, como expressões mais realistas, cenários, câmera, sons, texturas e materiais mais avançados, etc.
    • Designs existentes
      Games e Filmes são uma grande fonte de referência para conceitos inexistentes. Por exemplo, como seria o mundo em 2080 ou como foi a 10mil anos atrás? Aposto que deve ter algum filme ou jogo referente a estes períodos, então podem ser uma boa fonte de inspiração para personagens, história, itens, ambiente, etc.
    • Tendências
      Filmes e jogos geralmente enfatizam ou trazem novas tendências geralmente de moda, design e tecnologia. Seguir tendências também ajuda num bom design.

 

E o que não fazer?
Feng Zhu citou algumas coisas para se evitar:

  • Jogar Videogames / Assistir TV
    Estas práticas viciam e gastam muito tempo do seu dia. Se você quer buscar inspiração numa dessas fontes, vá ao Youtube e assista trechos de gameplay, ou no caso de algum programa específico, assista somente ele, pelo youtube ou outro site de streaming, não perca tempo esperando a novela acabar pra poder assistir o filme que você quer.
    Particularmente, eu não jogo a anos. Percebi que eu gastava muito tempo com jogos, tempo que poderia ser aplicado em estudos, acabei jogando fora.
  • Fan Art
    Trabalhos não-autorais não te fazem um melhor designer, não ajudam a criar, muito menos a montar uma biblioteca visual.
    O papo é diferente se você fizer um REDESIGN

Você pode assistir o vídeo dele aqui:

Grande abraço e até a próxima