Hoje vou falar sobre mais um tema que tenho estudado: Gesture Drawing. Tema que na minha opinião, é o mais importante tanto para figure drawing quanto para character design.
Gesture é basicamente a arte de capturar o movimento e o transformar em linhas simplificadas.

Neste modo de desenho, o mais importante é o MOVIMENTO, não o CONTORNO/SILHUETA. Isso pode parecer óbvio mas, acredite, é a parte mais difícil do exercício.
No desenho de observação estamos acostumados a representar exatamente o que vemos, não o que sentimos, completamente contrário à proposta do Gesture.

Quem ensina muito bem sobre Gesture, é o Stanislav Prokopenko ( proko.com). Ele tem um canal no youtube com vários conteúdos gratuitos sobre técnicas de desenho, figure drawing e caricatura. Ele se destaca pelo método de ensino que é muito dinâmico e bem explicativo. No site dele é possível comprar os cursos completos.

Eu já estudei bastante sobre gesture a mais ou menos 3 anos atrás quando estudava para animação de personagens (note que desaprendi 99% rs)
Mas agora estou voltando a estudar e aos poucos pretendo deixar meu traço mais fluído e com muito mais movimento.

Abaixo, dois vídeos do Proko no youtube sobre Gesture:

 

Bora praticar?
Acesse:  https://line-of-action.com/practice-tools/figure-drawing/
Neste site, você pode configurar um temporizador de 30 segundos a 5 minutos para praticar seus exercícios de gesture com imagens do próprio site, simplesmente perfeito.

Até uma próxima!