Neste final de semana (24 e 25 de Setembro de 2016) eu tive o privilégio de participar do Workshop de Photoshop Profissional com Lucas Rosa em Florianópolis, e foi de explodir a cabeça.

Meus Objetivos.

Como trabalho com ilustrações em 3D, fui para o workshop com o objetivo de melhorar as minhas técnicas de retoque e pós-produção para 3D. Mesmo sabendo que este não seria o alvo do workshop, pelo conteúdo imaginei que com certeza muita coisa eu aproveitaria diretamente para o 3D.

Eu também sou apaixonado por fotografia, então eu duvidei que este workshop possuiria qualquer conteúdo que eu não fosse aproveitar.

Primeiras impressões.

O workshop teve duração de 2 dias, sendo das 10h às 17:30 com um intervalo para almoço de aproximadamente meia hora.
Na primeira manhã, saí para o almoço com a cabeça quase literalmente explodindo de tanta informação. Lucas Rosa é um poço de conhecimento. Ali eu já percebi que 2 dias não seriam suficientes.

Eu sempre fui apaixonado por explorar as origens das  coisas. Na escola, pra mim não era suficiente decorar as fórmulas matemáticas, eu precisava saber como as fórmulas surgiram e entender isso, só assim eu aprendia realmente o conteúdo. No meio profissional não foi diferente, e para minha surpresa e alegria, Lucas Rosa também é assim e nos explicou até matematicamente algumas funções do Photoshop, como funcionam alguns filtros e assim por diante.

O único problema que eu tive neste workshop, foi a incompatibilidade do Windows 10 com tablets Wacom. No primeiro dia tive um pouco de stress com isso, mas à noite consegui encontrar um meio de burlar o Windows e fazer funcionar. No último dia do workshop tive um melhor aproveitamento, sem stress com a tablet.

Fora isso, cada tópico abordado era um grande (sem exagero) aprendizado. Processos que toda a audiência dizia “OHHHHH”.
Este não foi um workshop daqueles que você já entra conhecendo no mínimo 50%, já tinha ouvido falar de 40% e nunca teve interesse e com sorte aprende uns 10% de novidades úteis. Comigo foi algo do tipo 2% eu já sabia, 10% eu fazia mas não dominava e todo o restante era novidade e um baita aprendizado.

Resumão.

No workshop foram discutidos os seguintes itens:

  • Workflow (Equipamentos, Captura, Calibragem, Armazenamento)
  • Ambiente de trabalho
  • Tratamentos
  • Manipulações
  • Finalizações de arquivo para diferentes mídias
  • Como funciona o Photoshop
  • Exercícios práticos
  • Mercado de trabalho
  • E outros

Avaliação.

 

Se você está lendo este post e ainda tem dúvidas sobre ir ou não ao workshop do Lucas Rosa, com certeza a falha é minha de não saber expressar corretamente a experiência que tive, mas sem sombra de dúvidas, é um workshop muito proveitoso para qualquer tipo/nível de profissional da área.

Pra quem tiver a curiosidade, eu me hospedei no mesmo hotel do evento (Mercure Florianopolis Convention Hotel), lugar impecável, não me arrependo da escolha.